Follow Us on Twitter

NOSSA SENHORA DO MONTSERRAT

Qual paulistano nunca passou pelo Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo e reparou na bela igreja que tem lá? Pois é, aquela igreja é dedicada à Nossa Senhora do MontSerrat, que tem sua festa comemorada no dia de hoje. Quer saber como surgiu essa invocação? Vamos à história:


HISTÓRIA:
Vem do século IX a história escrita que se refere a N. Sra. de Montserrat, ainda que provavelmente seu culto e veneração remontem muito mais no tempo. Conta-se que, naquela época, existia uma ermida dedicada a sua intercessão nas montanhas peculiares e agrestes de Montserrat. De tão precoce fervor popular se fez eco Wifredo Veloso, Pai da Pátria, que cedeu a ermida junto com outras três ao mosteiro de Santa Maria de Ripoli.

Cento e cinquenta anos depois, o abade Oliva, expoente da Igreja de seu tempo, daria um grande impulso ao culto de N. Senhora, ao estabelecer na ermida uma pequena comunidade monástica.

Uma gravura romântica do século XII, dourada e policromada, hierática e magnificente, veio a dotar de traços definidos tão destacado mistério virginal. Desde então, a imagem começou a adquirir um tom cada vez mais escuro que lhe valeu o nome carinhoso de A Moreninha. Seu escurecimento era efeito da fumaça das numerosas velas acesas por seus numerosos fiéis.

Inumeráveis milagres e prodígios se atribuem desde os tempos medievais a N. Sra. de Montserrat. Isso provocou uma contínua e poderosa peregrinação procedentes de todas as partes do mundo. Atualmente se estima que quase um milhão de visitantes honram com sua presença, todos os anos, o sagrado mosteiro. O povo catalão, em particular, sente profundo afeto e singular devoção para com sua Padroeira, declarada como tal pelo papa Leão XII, durante a entronização de sua imagem em 1881.

ORAÇÃO:

Bendita e louvada seja a sagrada Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Rogai por nós, Santa Formosura dos Anjos, Tesouro dos Apóstolos, Depósito da Arca da Aliança. Senhora Santa Maria, mostrai-nos em tão belo dia vossa face Gloriosa. Assim Seja.

Esta oração foi achada no santo sepulcro de Jerusalém, ao pé da imagem do Divino Jesus, e aprovada por todos inquisidores. O Divino Jesus disse: “Todo homem ou mulher, menino ou menina, que consigo trouxer esta oração, não morrerá de má morte, nem repentinamente, não será ofendido por seus inimigos, morrerá sem aflição, não morrerá afogado, não será queimado por fogo, não passará trabalho no mar, não será ferido na guerra, não será tentado pelos demônios, e não morrerá sem confissão, que é proveito para a alma e prazer para o coração; não será mordido por cães raivosos, nem outros animais peçonhentos. Toda mulher que estiver em perigo de vida por causa do parto, será logo aliviada com a virtude dessa oração, e livra também da gota coral, mas é necessário ter muita fé, pois não havendo fé, não pode haver milagre nem salvação.

FESTA: 27 de abril
Category: 0 comentários

0 comentários:

Postar um comentário